Clã Savert

Fórum do Clã Savert, o seu clã de RPG online. Visite também nossa comunidade no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13573699

InícioFAQRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 

Elitismo no IRPG!!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
miny
Membro

MensagemAssunto: Elitismo no IRPG!!!!   Seg Fev 18, 2008 1:15 am

Elitismo é o sistema baseado no favorecimento de uma minoria, normalmente de membros da aristocracia. No Brasil discute-se muito, atualmente, sobre o elitismo nas universidades públicas estaduais e federais. Para melhor entendimento do elitismo podemos citar este artigo : “O Elitismo provém, não da prosperidade ou de funções sociais específicas, mas de um vasto e complexo corpo de símbolos, inclusive de condutas, estilos de vestimenta, sotaque, atividades recreativas, rituais, cerimoniais e de um punhado de outras características. Habilidades e aptidões que podem ser ensinadas são conscientes, enquanto o grande vulto de símbolos que forma o verdadeiro elitismo é inconsciente”.Ao ler isso você deve estar pensando, o que isso tem a ver com o nosso humilde portal, ai venho lhe responder.
TUDO!
Acabando com o papo intelectual e indo direto ao ponto, mesmo não querendo que você leitor tenha uma imagem negativa de mim, mas é algo que vem tornando-se cada vez mais nítido no portal, elitismo ou panelinha para os mais simples... Bem me deixe parar por aqui e dizer o que quero.

Senha, na sala! Seção privada?

Com o passar do tempo noto que é crescente o numero de salas no portal, e junto com elas é também crescente o numero de salas com senha, isso é ruim? Eu digo que não, mas de certa forma acaba afetando vários jogadores que pretendiam jogar aquele jogo. E a senha esta barrando, eu mesma já tive que apelar a amigos perguntando se o individuo não estaria em sala “X” e se ele não poderia fazer o favor de conversar com o mestre. Isso de certa forma é desanimador para o jogador.

A outra face da “moeda”

Com toda essa tenção sendo causada não podemos esquecer o lado dos narradores guerreiros experientes que acabam, agindo dessa forma para não sofrer com os jogadores ultra-mega-super-esorbitantemente indesejáveis, que muitas vezes aparecem na primeira sessão fazem a ficha e não dão continuidade, tornando extremamente frustrante o ato de mestrar. Então o levando a escolher a dedo cada membro do seu grupo antes mesmo de começar a narrar e quando o faz ja criando a sala com a senha para apenas os seus eleitos.

Contatos! Sempre é bom

Ser conhecido no programa às vezes ajuda! Como a turma que se intitula “geração 2ic”, que são os utilizadores do antigo programa de rpg usado pelo portal, então devo afirmar que para conseguir uma vaga nesses jogos é bem mais fácil. Bom manter uma boa conduta com a velha geração, seja os conhecendo nas tavernas que não são poucas no programa ou com amigos que já tem mais experiências.

Existe uma solução?

Bem uma solução para esse esquema foi à iniciativa do portal com o recém lançado “Desafio dos MESTRES”, que na minha opinião foi uma ótima idéia, mas que acabou perdendo seu brilho por muitos jogadores que se inscreveram não ligar para o fato de que assumirão o compromisso para com o mestre e os companheiros de jogo. Mas deixemos isso de lado, e vamos ver se achamos uma maneira para contornar isso que nem sempre é notado no programa.

Idéias!

Uma maneira de contornar isso seria um período mais longo por parte dos mestres, na hora de escolher o seu grupo de jogo, bastante aceitável com toda certeza, isso faria com que muitas salas permanecerem disponíveis no programa.
Colocar senha nas salas com toda certeza pode se tornar algo inevitável, mas, por favor, lembrar de tirar do titulo o “Há Vagas” ajudaria e muito. Ou colocando um “vagas para espectadores”, algo do gênero.
Outra boa idéia seria, criar um “programa de auxilio ao mestre”, onde duvidas pudessem ser tiradas, sim eu sei que o trabalho é árduo, mas com dois ou três operadores isso com toda certeza aumentaria o numero de salas disponíveis.
E por ultimo e não menos importante.
O Mestrar é algo que deve ser feito com prazer e paciência, não se force a nada.
Bom jogo!

Onde tem fogo
Tem fumaça
Eu ponho Lenha
E espéro queima
A casa

By MINY^^
Ver perfil do usuário
}i{ Greyheart
A Garou

MensagemAssunto: Re: Elitismo no IRPG!!!!   Sex Jun 13, 2008 6:51 pm

Confesso que no início da leitura desta matéria, me senti ligeiramente estranha. De certa forma, negava um pouco a minha concordância com o título, mas, sabia não ter argumentos suficiente para negá-lo. Acho que foi o texto incial que tinha um ar de crítica ferrenha contra uma situação muito mais ampla e globalizada do quê o assunto rpgístico em si.

Cada ponto por você destacado, Miny, mostrou-se muito coerente e verídico. Quando Operadora, não sentia na pele o sentimento 'porta-na-cara' que os bloqueios com senha e trava inevitavelmente trazem.

O conhecimento, uma rede de amigos e contatos, a fama (que pra mim difere de status) e principalmente a iniciativa de abrir uma sala e esperar pacientemente que apareça alguém disposto a narrar/jogar realmente são interessantes. Creio que entre cada 100 bobos-da-corte... 3 pessoas geralmente vão manter uma conversa de nível - o quê nada tem a ver com a simpatia ou humor de cada um - e talvez acabem por se entender e marcar algo.

E enquanto uma nova versão do iRPG Chat não chega - porquê haverão mudanças, isso é certo - acho que o mais importante é mantermos o espírito esportivo e estreitarmos laços dentro das nossas próprias famílias. Isso é o quê eu chamo de um bom começo.

Boa matéria, garota. Abç!
Ver perfil do usuário
Silmarillion
Savert's Protector

MensagemAssunto: Re: Elitismo no IRPG!!!!   Dom Jun 15, 2008 5:32 pm

Saudações!

Primeiramente, gostaria de ressaltar que o que colocarei aqui é apenas meu ponto de vista. Falo isso para o caso de algumas palavras ou opiniões minhas seremvistas com maus olhos ou simplesmente entendidas errado.
Não acredito senhorita Miny, que o fato das senhas nas salas tenham alguma real ligação com elitimos.. talvez em alguns casos confesso que pode-se fazer abertamente esta comparação, mas apenas em alguns casos.
Com relação ao tópico " Senha na sala! Seleção privada?", ouso afirmar que concordo com o método, pois pois creio que um mestre que ponha senha em sua sala é pq ja delimitou um grupo e não quer ter de ficar abrindo e fechando a sala para cada um do grupo entrar. sabendo a senha, cada um que for chegando, entra. aos jogadores que pretendiam jogar o determinado jogo, é como se encontrassem uma sala trancada.. queriam jogar mas esta fechada ( sem ser por senha) e ai não poderiam jogar do mesmo jeito, sendo que a senha é mais util por que os que são do grupo sabem como entrar sem ter que ficar chamando o mestre pra abrir. Agora concordo plenamente com voce quanto ao fato dos mestres tirarem os "há vagas" do titulo, quando estas ja não estão mais disponiveis. assim como gostei da sua ideia do "programa de auxilio ao mestre" e devo ressaltar que ja existem mestres no portal que fazem jogos exclusivamente para iniciantes, o que acho uma exelente iniciativa!

Em relação ao "a outra face da moeda" , esse é um dos grandes fatores que contribuem para a "seleção" de jogadores. Vou ser-lhe bem sincera e acrescentar aqui meu proprio exemplo... eu realmente delimito demais os grupos para quais eu mestro, havendo casos onde até ha vagas em meu jogo, mas que prefiro guardar para jogadores experientes que sei que me darão o retorno que espero em jogo. Dependendo do jogo Myni, é muito frustrante para um mestre, ter se dedicado tanto para montar uma enorme campanha, ate memso um novo sistema ( só seu) e aparecer um grupo de jogadores que não levam a serio seu trabalho ou simplesmente ignoram seus esforços... isso faz com que MUITOS mestres como eu, façam isso que voce chamou de "panelinhas" , que na verdade não é uma panelinha e sim apenas um grupo mais chegado de jogadores, um grupo no qual confio e que sei, fazer um bom trabalho ( é como se fosse um grupo de RPG de mesa mesmo. as vezes fazemos jogos para novas pessoas participarem, mas as vezes queremos AQUELE determinado grupo para um jogo serio. Acrescentando logo o fato do "contatos! sempre é bom!", isso realmente ajuda demais e retoma minha ideia que tentei lhe passar. Nós ( me incluo no meio pois sou um deles), mestres e jogadores antigos, que dispõe de um certo grau de "popularidade" no portal, principalmente nós que fazemos parte da "geração 2ic" como voce disse, com certeza vamos sim ( falo por mim), optar por pessoas que ja conhecemos e que sabemos que jogam serio e levam em consideração nossos esforços no jogo. Sou , por exemplo o tipo de pessoa que não saberia lhe dar com jogadores inexperientes (por exemplo) em um determinado sistema... é uma falha minha! mas muitos mestres com certeza preferem optar por pessoas que tenham algum conhecimento do seu jogo, dependendo de como é este. Não estou falando dos mestres de sistema proprio neste momento, pois esles tem mais do que obrigação de explicar para as pessoas, o sistema, pois tal sistema é deles mesmos!

O que quero deixar claro é que JAMAIS iria negar vaga para um jogador apenas por que é iniciante ou por que não conheço, muito pelo contrario... tenho mestrado e jogado PRATICAMENTE SÓ com pessoas que nunca tinha tido contato... mas ha muitas situações em que prefiro um grupo que sei que é FIXO e pow.. se não há mais vagas... ponho senha pra não ficar entrndo gente demais na sala..

Quero ressaltar que essa galera antiga que voce alega " encontrar vagas mais facilmente nos jogos" fizeram por merecer isso.. mostraram "a cara" em todas as oportunidades que tiveram de jogar e provaram ser alem de pessoas maravilhosas, bons jogadores, antes de se tornarem mais conhecidos e tambem ja ficaram de fora de muito jogo por terem achado uma sala com senha. A onda é: se esta com senha, pergunte ou peça pra alguem perguntar pro mestre se há vagas ( mestres como eu por exemplo, SEMPRE dizem que ha vagas.. XD XD por isso que meus jogos acabam avacalhados ^^).. se ouver, joga, se não ouver.. paciencia, fica pra proxima. O interessante é se fazer conhecer! procurar fazer amigos e mostrar que voce esta realmente interessado em jogar! Quando ouvir falar de um jogo em uma taverna, porcura se enturmar..! solta logo: " serio? vai ter jogo disso? ei! ve se tem vaga!" ou então " quando voce for mestrar tal coisa, me avisa cara!!" isso vai evitar muitas salas com senhas que voce não saiba quais são ^^

Abraço, benção a todos! pirat

}i{ Greyheart
A Garou

MensagemAssunto: Re: Elitismo no IRPG!!!!   Sab Jul 05, 2008 6:04 am

Seu complemento é profundo o suficiente para ser um Manual de Usuário no iRPG Sill...

Boa visão das coisas, afinal, sem alianças não vamos a lugar algum.
E eis um motivo maior para arrebanharmos mais membros sempre que possível.
Só resta um pequeno problema: Quantas vezes usamos nossa melhor lábia, montamos grupos e criamos aventuras sensacionais... mas a falta de comprometimento nos corrói? Esse sim é algo que só os que realmente amam evitarão. Aqueles pj´s que chegam com promessas de divertimento sem responsabilidade realmente parecem brotar do chão, feito 'anões'.

Beijos.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Elitismo no IRPG!!!!   

Elitismo no IRPG!!!!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clã Savert :: Jornal Savert Informa :: Espaço para Matérias-
Ir para: